sexta-feira, 4 de maio de 2018

"Projeto Paletes - Educação para o mundo do trabalho e preservação ambiental - 2014”





       






















Justificativa

Com o objetivo de promover ações de aprendizagens significativas e para o mundo do trabalho propomos o presente projeto, no qual o aluno da EJA – Educação de Jovens e Adultos - possa agregar aos seus conhecimentos prévios às aprendizagens adquiridas na escola.

A proposta é adequar os livros da Educação Básica de Jovens e Adultos  no Contexto  da  Indústria da Madeira e do Mobiliário, material pedagógico da EJA, na realidade escolar, associando os conteúdos propostos nos livros ao(s) objetivo(s) do projeto. Por isso, pensamos em trabalhos manuais com madeira, reaproveitando paletes. Pretendemos transformar esses materiais de descarte em objetos úteis para serem utilizados pelos alunos fora do ambiente escolar e/ou possibilitar a aquisição de uma nova profissão, aumentando assim a renda familiar.

A intenção é fazer diversos móveis como: sofá, mesa de centro, estante, painel para televisão, cama, guarda-roupa, aparador, mesa, cadeira, balcão de cozinha, etc. Para tanto, contamos com a participação dos alunos, com as suas habilidades manuais, os quais serão divididos por  por segmento, ou seja, Etapas I e II, Fundamental II e Ensino Médio.

Durante o projeto pretendemos que os alunos da EJA tenham a oportunidade de se posicionarem criticamente sobre assuntos que são pertinentes ao período em que vivemos, principalmente, sobre o papel de cada cidadão na sociedade onde vive. Outros assuntos que permearão o projeto serão: consumo consciente, preservação ambiental, reaproveitamento de resíduos sólidos e direitos e deveres civis governamentais. Tópicos que são diretamente ligados à acepção de cidadania.

Além disso, sabemos que projeto possibilitará encantamento aos alunos, pois conhecemos nosso público e temos a nítida convicção que a cada móvel que ficará pronto, gerará euforia e entusiasmo dentre os envolvidos. E, ainda, será um entulho a menos que será jogado na natureza ou queimado.


       Objetivo Geral:

Propor ações que envolvam os alunos da EJA e que permitam   desenvolver suas habilidades e competências em seu futuro no mundo do trabalho, bem como, conscientizá-los da necessidade da preservação ambiental.

Objetivos específicos:
ü  Trabalhar o conceito de ecossustentabilidade;
ü  Promover ações de aprendizagem significativa que possibilitem ao aluno a aquisição de uma nova profissão;
ü Desenvolver trabalhos manuais em grupo;
ü Valorizar a socialização e a divisão de tarefas em grupo;
ü  Ampliar a criatividade e a autonomia do aluno;
ü  Desenvolver o conceito de cidadania na sua mais ampla possibilidade, para que o aluno possa disseminar o tema proposto na comunidade onde reside;
ü Mostrar que é possível ter responsabilidade social apenas com  a mudança  de alguns hábitos já convencionados pelo sistema  capitalista;
ü Buscar parcerias com empresas e indústrias locais mostrando ao aluno o valor das parcerias e que quando vivemos em sociedade precisamos pensar num todo, não somente no individual;
ü Envolver o maior número possível de pessoas da nossa sociedade no projeto.

      Desenvolvimento

No primeiro momento, nós, as professoras e a coordenadora do segmento da EJA – após recebermos orientações sobre como deveriam ser trabalhados os livros Educação Básica de Jovens e Adultos no Contexto da Indústria da Madeira e do Mobiliário I e II, idealizamos o projeto, fizemos um trabalho de sondagem entre os alunos sobre a  receptividade da proposta. Sendo a resposta positiva, redigimos o projeto. O mesmo será apresentado aos alunos em uma reunião, na qual serão solicitadas sugestões para o seu desenvolvimento.
Serão levadas em consideração as múltiplas aprendizagens dos alunos, haja vista que nem todos têm as mesmas habilidades e gostos, uns costuram bem, outros pintam, e há pessoas que se identificam com trabalhos de marcenaria, e é importante respeitar o potencial de cada educando.
Ainda com a ajuda dos alunos, em sala de aula, na reunião, serão escolhidos, a partir de imagem em slides, quais modelos de móveis serão fabricados. Além disso, serão acordados, os dias e horários a serem desenvolvidas as ações.
No segundo momento, após a aceitação da proposta do projeto e com a ajuda de alguns alunos serão buscadas parcerias com algumas empresas de nossa cidade que possam doar paletes para o mobiliário.
Durante o processo, serão sugeridas pesquisas sobre os assuntos pertinentes ao projeto para posterior debate em sala de aula. A intenção é tornar a aprendizagem o mais significativa possível, assim, serão trabalhados os procedimentos conceituais, procedimentais e atitudinais, os quais contribuirão para a formação integral de nosso aluno, fazendo desse um cidadão responsável e apto para o mundo do trabalho e para viver em sociedade.
Produto final:
O projeto encerar-se-á com exposição do mobiliário confeccionado, na escola, com cerimônia, na qual os parceiros do projeto e os industriários que possuem alunos que estudam na EJA, sejam convidados para prestigiarem o trabalho de seus funcionários. 




Nenhum comentário: