sexta-feira, 4 de maio de 2018

Projeto de leitura conto e reconto oral e por escrito das histórias lidas dentro e fora das salas de aula - atividade desenvolvida em 2015




Durante o terceiro trimestre, várias ações foram desenvolvidas com as turmas do Ensino Fundamental II no intuito de alcançar a melhoria do educando através da leitura e da escrita.
Os alunos foram estimulados a lerem gibis, romances, contos, crônicas, fábulas e  poesias.
Depois foram realizadas rodas de compartilhamento de leituras, nas quais cada aluno contava a história lida aos colegas, bem como, as suas impressões acerca do texto.
Quando possível,  abria-se para debate sobre assuntos pertinentes, como exemplo: obras que trazem como tema a discriminação racial.
Na sequência, recontaram as histórias através da elaboração de quadrinhos, resumos com ilustrações das obras lidas ou até mesmo de criações de novas obras baseadas nas histórias lidas com mudanças nos elementos da narrativa ou das ações das personagens, permitindo que o aluno alterasse a história. 
Por fim, os alunos, com a ajuda da professora, criaram murais para serem expostos os seus textos. Escolheram uma citação que fizesse referência a algum assunto abordado em sala de aula durante o processo de construção do saber e do prazer da leitura e da escrita. 













Nenhum comentário: