Para expressar nosso pensamento
sobre um determinado assunto, no nosso dia a dia, usamos tanto a modalidade de
fala da língua quanto de escrita, mas é preciso ter um bom conhecimento sobre o
assunto abordado, saber organizar as ideias de forma critica e apresentá-las ao
nosso ouvinte/leitor para termos êxito na ação comunicativa.
Porém, na modalidade escrita da
língua, além do conhecimento e da organização de ideias, é necessário expor o
posicionamento crítico sobre o assunto abordado mostrando ter um bom domínio
desde a questão ortográfica ao uso de um vocabulário preciso e de construções
sintáticas organizadas.
Pensando nisso e por estarmos
em um período de grande euforia, pois
estamos emanados no clima de Copa do Mundo e pelo fato de nossos alunos já
possuírem a criticidade aguçada e terem
a pré-disposição para participarem de calorosas discussões quando o assunto é a
realização da Copa do Mundo em nosso país, surgiu a ideia de se trabalhar
dentro das Oficinas de Escrita, nas aulas de Língua Portuguesa, o tema “Os
entraves de uma Copa do Mundo ser realizada no Brasil”.
Assim, após verificação sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema do projeto, através de debate em sala de aula, a turma foi divida em dois grupos, os a favor e os contra a realização de uma Copa do Mundo em nosso país, os alunos fizeram uma redação sobre o tema abordado.
Depois, em aula-expositiva, através de slides, os alunos estudaram a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo. Em seguida, retomaram os textos já produzidos e fizeram a conferência para observar se os textos apresentavam:
O projeto foi desenvolvido com as turmas 9º ano A e 9º ano B.
Depois, em aula-expositiva, através de slides, os alunos estudaram a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo. Em seguida, retomaram os textos já produzidos e fizeram a conferência para observar se os textos apresentavam:
- exposição de um assunto (tese);
- esclarecimento das verdades que o envolvem; discussão da problemática que neles residem (desenvolvimento);
- defesa de princípios; tomada de posições (conclusão).
O projeto foi desenvolvido com as turmas 9º ano A e 9º ano B.
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