sábado, 7 de junho de 2014

Projeto “Como elaborar um texto dissertativo-argumentativo discutindo os entraves da Copa”

Para expressar nosso pensamento sobre um determinado assunto, no nosso dia a dia, usamos tanto a modalidade de fala da língua quanto de escrita, mas é preciso ter um bom conhecimento sobre o assunto abordado, saber organizar as ideias de forma critica e apresentá-las ao nosso ouvinte/leitor para termos êxito na ação comunicativa.
Porém, na modalidade escrita da língua, além do conhecimento e da organização de ideias, é necessário expor o posicionamento crítico sobre o assunto abordado mostrando ter um bom domínio desde a questão ortográfica ao uso de um vocabulário preciso e de construções sintáticas organizadas.
Pensando nisso e por estarmos em  um período de grande euforia, pois estamos emanados no clima de Copa do Mundo e pelo fato de nossos alunos já possuírem a criticidade aguçada e  terem a pré-disposição para participarem de calorosas discussões quando o assunto é a realização da Copa do Mundo em nosso país, surgiu a ideia de se trabalhar dentro das Oficinas de Escrita, nas aulas de Língua Portuguesa, o tema “Os entraves de uma Copa do Mundo ser realizada no Brasil”.
A escolha do gênero textual redação e o uso do tipo de texto dissertativo-argumentativo como um recurso textual se deve da necessidade de o aluno conhecer essa estrutura, o que o auxiliará nas futuras produções textuais no Ensino Médio.
Assim, após verificação sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema do projeto, através de debate em sala de aula,  a turma foi divida em dois grupos, os a favor e os contra a realização de uma Copa do Mundo em nosso país, os alunos fizeram uma redação sobre o tema abordado.
Depois, em aula-expositiva, através de slides, os alunos estudaram a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo. Em seguida, retomaram os textos já produzidos e fizeram a  conferência para observar se os textos apresentavam: 
  1. exposição de um assunto (tese); 
  2. esclarecimento das verdades que o envolvem; discussão da problemática que neles residem (desenvolvimento);
  3. defesa de princípios; tomada de posições (conclusão). 
Reescreveram os textos, fizeram a conferência entre alunos e  na sequência com a professora. Depois das conferências, foi realizada a arte-final. Os alunos ficaram livres para criarem tirinhas, charges, historinhas em quadrinhos, paródias, poemas ou outro gênero textual que viesse de encontro com o que foi discutido no projeto. 
O projeto foi desenvolvido com as turmas 9º ano A e 9º ano B.










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