quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dicionário Infantil Ilustrado

No texto de Lya Luft, do livro de contos "Matéria do Cotidiano",  a personagem André cria seu próprio dicionário porque  está descontente com as definições dos dicionários tradicionais. Na visão do menino, elas são  muito complicadas para ele  e para as crianças de um modo geral.
Após a leitura do texto, os alunos do 6ºA e B foram motivados a elaboraram seus próprios dicionários. A escolha das palavras  foi  livre, cada dicionário deveria conter um verbete para cada letra do alfabeto com o significado inventado  e   significado do dicionário de uso do aluno.
Além disso, deveria conter uma ilustração para cada verbete e a tradução da palavra para as línguas inglesa e espanhola.
O objetivo foi trabalhar o lúdico, tão essencial nas atividades diárias da sala de aula, mas principalmente, fazer com que os alunos adquirissem maior habilidade no manuseio dos dicionários e diminuir o preconceito no uso dos mesmos. 
A atividade foi desenvolvida nas aulas da Oficina de escrita, no caderno de produção textual, durante o segundo bimestre. Vejam uma pequena amostra:







Um comentário:

Maraisa disse...

Parabéns!!!!!!!!!!!!!!! Pelo trabalho!!!!!!!!!!!