quarta-feira, 4 de julho de 2012

Composição com colorset

O domínio da cor e do traço não bastam para garantir a boa qualidade de um trabalho artístico.É necessário também a preocupação com a disposição dos motivos (geométricos ou figurativos) na superfície trabalhada, ou seja, trabalhar a composição da obra.   







Tipos de composições:

Composição simétrica
É a configuração mais simples e tem como característica a correspondência de tamanho,forma e posição de dois ou mais elementos em relação a um ponto da superfície trabalhada. As formas se refletem como em um espelho e a esse efeito se dá o nome de simetria.

Composição assimétrica
O atributo especial da assimetria consiste em surpreender o observador com a combinação de elementos com forma, tamanho e posição aparentemente desequilibrados. A uma figura pequena, por exemplo, corresponde uma grande; a cada linha vertical ou horizontal opõe-se uma linha     inclinada; uma figura estável é compensada por uma instável, etc.

Composição periódica
A característica dessa composição é a repetição regular das formas que a compõem. O efeito da continuidade gera a harmonia do conjunto.

Composição tonal
Nem sempre a composição é uma ordenação estética das formas. As cores também oferecem  diversas possibilidades. As formas podem ser simétricas mas a disposição das cores assimétrica,pois elas tem a propriedade de alterar e redefinir o equilíbrio do conjunto e aumentar o conteúdo artístico.

Composição estrutural
A composição estrutural consiste no ordenamento da superfície trabalhada. Utiliza formas geométricas e segue determinados critérios como união dos vértices, regularidade dos espaços intermediários, compensação pelas formas e de espaços. A harmonia é obtida pela calculada distribuição dos elementos e pela precisa relação estabelecida entre eles.

FONTOURA, Ivens. Decomposição da Forma: manipulação da forma como instrumento para a criação. Curitiba: Itaipu, 1982

Nenhum comentário: