quarta-feira, 26 de junho de 2013

Projeto Van Gogh: uma vida dedicada às cores - Concurso Arte na Escola Cidadã

O projeto selecionado no XIV Concurso Arte na Escola Cidadã - 2013.

site:
http://artenaescola.org.br/premio/resultado.php?id=71301


Relato:
Projeto interdisciplinar com o envolvimento das disciplinas de Arte e de Língua Portuguesa, com os alunos dos 7ºs anos A, B e C do Ensino Fundamental II, no ano letivo de 2012. 
Tudo começou quando fizemos uma análise comparativa entre o poema Velho homem triste, de Maria Lúcia Dal Farra com o quadro de Van Gogh, com o mesmo nome do poema, na aula de Língua portuguesa.
A atividade tinha como um dos propósitos mostrar que o poema apresenta características textuais do domínio discursivo ficcional, mas mostrou muito mais que isto, mostrou que existe um diálogo permanente entre as diversas artes e que a arte é uma forma de expressão universal que tem o poder de criar situações comunicativas de intensa comunicação sem necessariamente a presença de palavras.
Na oportunidade, ministrava as duas disciplinas e percebi que era uma boa ocasião para se trabalhar a vida e obra de Van Gogh, senti que os alunos tinham muita curiosidade sobre o artista, principalmente pela forma que  pintava, as cores chamavam a atenção e o fato de o artista ter feito vários autorretratos - o corte da orelha gerava indagações.
Tendo o mote, sugeri o projeto para as turmas, para minha grata surpresa a grande maioria aceitou com empolgação.  Assim, trouxe para as aulas seguintes diversas reproduções que a própria escolha disponibiliza na biblioteca para alunos e professores apreciarem. A cada olhar, o deslumbramento, principalmente das obras que são trabalhadas com pequenas pinceladas, com os espirais e com as cores azul e amarelo.Durante as aulas de arte, as obras sempre estavam expostas.
Sugeri a reprodução de algumas de suas obras, o resultado foi unânime, todos participaram, alguns alunos optaram pela pintura em tela, mas a grande maioria resolveu pintar em papel A4 e depois inserir uma moldura em papel colorset.
Como meio de divulgação, fizemos uma exposição na biblioteca das reproduções e até hoje mantemos no local um grande painel com algumas das obras reproduzidas.
Foi uma ótima oportunidade para desenvolver a percepção e a capacidade de apreciação estética, bem como, identificar nos alunos envolvidos, no projeto, habilidades artísticas e atribuí-las ao seu desenvolvimento cognitivo, artístico e socioafetivo, uma vez que, aumentou os laços de afetividade e de cooperação entre os alunos, assim, outros objetivos do projeto foram alcançados.
Como relatei a princípio, o projeto surgiu em sala de aula, pela percepção, foi formulado de maneira a contemplar a contextualização, a apreciação e a reprodução das obras de Van Gogh apenas pelos sétimos anos, mas tomou uma amplitude maior, acabou sendo apreciada e discutida por outros alunos da escola após a exposição dos trabalhos. Gerou muita discussão na escola, principalmente porque os alunos do ensino médio que também estavam estudando os impressionistas e os pós-impressionistas ficaram muito interessados.  Logo, o trabalho do sétimo serviu de incentivo para outros alunos.






Nenhum comentário: