Partindo da realidade linguística
trabalhada com alunos dos 7ºs anos A e
B, do Ensino Fundamental II, a respeito das modalidades da língua, nós,
professoras de língua portuguesa, Adriana Willers e Elaine Matos, observamos a
necessidade de um projeto que resgatasse a afetividade gerada por meio das
cartas, mas que também evidenciasse a
importância do e-mail em mundo globalizado e tecnológico.
O objetivo do projeto foi mostrar
ao aluno que existe a necessidade de adequação da linguagem em cartas e e-mails
de acordo com o universo da pessoa para quem se está escrevendo, ou seja, que
há a necessidade de se buscar o vocabulário adequado e, consequentemente, um
maior domínio da linguagem a fim de que
a mensagem chegue de forma clara e objetiva ao destinatário.
Assim, a escolha do tema veio
dessa necessidade e do fato de tanto a carta quanto o e-mail representarem
situações comunicativas que exigem usos
específicos de linguagem.
Os alunos fizeram suas produções
e confeccionaram os envelopes a partir de sulfite A4, o resultado foi inúmeras
cartas para amigos, familiares e personalidades.
Vejam:
Nenhum comentário:
Postar um comentário