sexta-feira, 29 de março de 2013

Intertextualidade - paródias e paráfrases

Como proposta para a oficina de escrita, os alunos do 9º ano A leram  clássicos da literatura infantil, dentre eles obras da coleção Itaú Cultural, e fizeram paródias e paráfrases desses textos.
O objetivo foi trabalhar a intertextualidade, que pode se dar de forma explícita ou implícita.
Aprenderam que quando se faz um resumo ou  se cita o trecho de uma obra, por exemplo,  está se  fazendo a intertextualidade explícita. E quando o leitor, ao ler um texto, ativa o texto-fonte em sua memória, fazendo uso de seu repertório de leitura, está usando o recurso da intertextualidade implícita. As paródias e as paráfrases são exemplos de intertextualidade implícita.
Nas paródias,  se retoma o texto-fonte, colocando-o em questão, alterando as ideais, por meio de recursos como o humor, a ironia, a ridicularização, a brincadeira; nas paráfrases, também  se retoma o texto-fonte, mas se mantém a linha de abordagem a respeito do tema, isto é,  apenas reitera-se as ideias.






















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