Como proposta para a oficina de escrita, os alunos do 9º ano A leram clássicos da literatura infantil, dentre eles obras da coleção Itaú Cultural, e fizeram paródias e paráfrases desses textos.
O objetivo foi trabalhar a intertextualidade, que pode se dar de forma explícita ou implícita.
Aprenderam que quando se faz um resumo ou se cita o trecho de uma obra, por exemplo, está se fazendo a intertextualidade explícita. E quando o leitor, ao ler um texto, ativa o texto-fonte em sua memória, fazendo uso de seu repertório de leitura, está usando o recurso da intertextualidade implícita. As paródias e as paráfrases são exemplos de intertextualidade implícita.
Nas paródias, se retoma o texto-fonte, colocando-o em questão, alterando as ideais, por meio de recursos como o humor, a ironia, a ridicularização, a brincadeira; nas paráfrases, também se retoma o texto-fonte, mas se mantém a linha de abordagem a respeito do tema, isto é, apenas reitera-se as ideias.
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