quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Conhecendo os impressionistas e os pós-impressionistas

Durante as aulas da disciplina de Arte, os alunos dos 7ºs anos A, B e C do Ensino Fundamental II  e da 2ª série do Ensino Médio pesquisaram sobre os movimentos artísticos  impressionista e pós-impressionista. Estilos estes que  revolucionaram o desenvolvimento das artes  com a libertação das cores e da pincelada livre, trazendo para a arte o cotidiano das pessoas através da sensação perceptiva da experiência visual do artista, o que gerou obras que colaboraram para a  arte abstrata contemporânea.

Os alunos do ensino médio estudaram o contexto histórico-social do período, principais pintores e escultores e apreciaram algumas de suas obras, buscando evidenciar as principais características do estilo e aguçando a sensibilidade na busca pelas particularidades de cada obra. 

Já os alunos do ensino fundamental  participaram do "Projeto Van Gogh: uma vida dedicada às cores", estudaram as características dos períodos impressionista e pós-impressionista,  depois estudaram a vida e obra de Van Gogh  e destacaram as características estéticas do pintor que fazem com que seja considerado um artista pós-impressionista e que o consagrou como um mestre das artes plásticas. 
Durante as aulas, houve momentos para contextualização, apreciação e por fim recriação e algumas de suas obras.
A atividade com os sétimos anos foi realizada de forma interdisciplinar com a disciplina de Língua Portuguesa, o que proporcionou um maior envolvimento dos alunos e melhor assimilação dos conteúdos abordados.
O objetivo principal foi alcançado com as atividades: “oferecer conhecimento de forma simples e incentivadora”.  





















“É gratificante perceber a criatividade e ousadia de nossos alunos nas atividades realizadas” diz a líder Indiaar Peretto.  Já a diretora Alessandra Dias finalizou afirmando que “a nossa abordagem de ensino sócio interacionista permite que haja verdadeiramente o desenvolvimento de habilidades e competências permeando todas as áreas do conhecimento durante o processo ensino-aprendizagem”.

Fonte: FIERO 


http://www.fiero.org.br/sesi2011/portal/Mostrar.aspx?idConteudo=632&titulo=%E2%80%9CConhecendo%20os%20Impressionistas%E2%80%9D%20%C3%A9%20tema%20das%20aulas%20de%20artes%20no%20SESI%20Vilhena

2 comentários:

Ilcy disse...

Oi amiga.... Como sempre você fazendo coisas maravilhosas, cada trabalho lindo! Sem contar que me deu a maior saudade quando vi as fotos da minha turminha, hoje 6° ano (manda um beijo a todos)Saudades de você também, você me faz muita falta!!!!

Profª. Adriana Willers disse...

Obrigada, em tudo que faço você está presente, conviver com você contribuiu para que eu conseguisse fazer o que faço hoje, tenha certeza.
Sua turminha é a minha preferida, os amo de paixão!!!
Talvez porque eram seus. Beijos!!!