
Justificativa
Com o objetivo
de promover ações de aprendizagens significativas e para o mundo do trabalho propomos
o presente projeto, no qual o aluno da EJA – Educação de Jovens e Adultos -
possa agregar aos seus conhecimentos prévios às aprendizagens adquiridas na
escola.
A proposta é
adequar os livros da Educação Básica de
Jovens e Adultos no Contexto da
Indústria da Madeira e do Mobiliário, material pedagógico da EJA, na
realidade escolar, associando os conteúdos propostos nos livros ao(s) objetivo(s)
do projeto. Por isso, pensamos em trabalhos manuais com madeira, reaproveitando
paletes. Pretendemos transformar esses
materiais de descarte em objetos úteis para serem utilizados pelos alunos fora
do ambiente escolar e/ou possibilitar a aquisição de uma nova profissão,
aumentando assim a renda familiar.
A intenção é
fazer diversos móveis como: sofá, mesa de centro, estante, painel para
televisão, cama, guarda-roupa, aparador, mesa, cadeira, balcão de cozinha, etc.
Para tanto, contamos com a participação dos alunos, com as suas habilidades
manuais, os quais serão divididos por por
segmento, ou seja, Etapas I e II, Fundamental II e Ensino Médio.
Durante o projeto
pretendemos que os alunos da EJA tenham a oportunidade de se posicionarem
criticamente sobre assuntos que são pertinentes ao período em que vivemos, principalmente,
sobre o papel de cada cidadão na sociedade onde vive. Outros assuntos que
permearão o projeto serão: consumo consciente, preservação ambiental,
reaproveitamento de resíduos sólidos e direitos e deveres civis governamentais.
Tópicos que são diretamente ligados à acepção de cidadania.
Além disso, sabemos
que projeto possibilitará encantamento aos alunos, pois conhecemos nosso
público e temos a nítida convicção que a cada móvel que ficará pronto, gerará
euforia e entusiasmo dentre os envolvidos. E, ainda, será um entulho a menos que
será jogado na natureza ou queimado.
Objetivo Geral:
Propor ações que
envolvam os alunos da EJA e que permitam
desenvolver suas habilidades e competências em seu futuro no mundo do
trabalho, bem como, conscientizá-los da necessidade da preservação ambiental.
Objetivos específicos:
ü Trabalhar o conceito de
ecossustentabilidade;
ü Promover ações de aprendizagem
significativa que possibilitem ao aluno a aquisição de uma nova profissão;
ü Desenvolver trabalhos manuais em
grupo;
ü Valorizar a socialização e a divisão
de tarefas em grupo;
ü Ampliar a criatividade e a autonomia
do aluno;
ü Desenvolver o conceito de cidadania na
sua mais ampla possibilidade, para que o aluno possa disseminar o tema proposto
na comunidade onde reside;
ü Mostrar que é possível ter
responsabilidade social apenas com a
mudança de alguns hábitos já
convencionados pelo sistema capitalista;
ü Buscar parcerias com empresas e
indústrias locais mostrando ao aluno o valor das parcerias e que quando vivemos
em sociedade precisamos pensar num todo, não somente no individual;
ü Envolver o maior número possível de
pessoas da nossa sociedade no projeto.
Desenvolvimento
No primeiro momento, nós, as professoras e a
coordenadora do segmento da EJA – após recebermos orientações sobre como
deveriam ser trabalhados os livros Educação
Básica de Jovens e Adultos no Contexto da Indústria da Madeira e do Mobiliário
I e II, idealizamos o projeto, fizemos um trabalho de sondagem entre os
alunos sobre a receptividade da
proposta. Sendo a resposta positiva, redigimos o projeto. O mesmo será
apresentado aos alunos em uma reunião, na qual serão solicitadas sugestões para
o seu desenvolvimento.
Serão levadas em consideração as múltiplas
aprendizagens dos alunos, haja vista que nem todos têm as mesmas habilidades e
gostos, uns costuram bem, outros pintam, e há pessoas que se identificam com
trabalhos de marcenaria, e é importante respeitar o potencial de cada educando.
Ainda com a ajuda dos alunos, em sala de aula, na
reunião, serão escolhidos, a partir de imagem em slides, quais modelos de móveis
serão fabricados. Além disso, serão acordados, os dias e horários a
serem desenvolvidas as ações.
No segundo momento, após a aceitação da proposta do
projeto e com a ajuda de alguns alunos serão buscadas parcerias com algumas
empresas de nossa cidade que possam doar paletes para o mobiliário.
Durante o processo, serão sugeridas pesquisas sobre
os assuntos pertinentes ao projeto para posterior debate em sala de aula. A
intenção é tornar a aprendizagem o mais significativa possível, assim, serão
trabalhados os procedimentos conceituais, procedimentais e atitudinais, os
quais contribuirão para a formação integral de nosso aluno, fazendo desse um
cidadão responsável e apto para o mundo do trabalho e para viver em sociedade.
Produto
final:
O projeto encerar-se-á com exposição do
mobiliário confeccionado, na escola, com cerimônia, na qual os parceiros do
projeto e os industriários que possuem alunos que estudam na EJA, sejam
convidados para prestigiarem o trabalho de seus funcionários.
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