quarta-feira, 29 de maio de 2013

Infográfico: explorando recursos verbais e não verbais na construção de textos biográficos

A atividade foi desenvolvida na “Oficina de Escrita”, durante as aulas de Língua Portuguesa, com os alunos dos 8ºs anos A  e C, com a  minha orientação.
Primeiramente, explorou-se o texto biográfico utilizando diversos gêneros textuais que caracterizam esse domínio discursivo.
Os alunos foram conduzidos a refletir acerca da função social desses textos e a apreender recursos linguísticos necessários às suas produções.
Realizada a familiarização, com os vários gêneros textuais que podem ser explorados para a elaboração de uma biografia, os alunos foram estimulados a produzirem uma biografia, da qual  teria que fazer  parte um infográfico, de uma personalidade ou de uma pessoa que admiram (pai, mãe, avó, avô, etc.)
A escolha do infográfico foi intencional, visto que o gênero textual possibilita o uso de variados recursos multimodais como:  imagens, gráficos e ilustrações, o que torna a descrição do percurso de vida da personalidade-alvo muito mais precisa e agradável aos olhos de quem lê.
Sabe-se que o gênero textual infográfico enxuga o volume do texto, tornando assim a comunicação mais funcional.
Essa foi a ideia, trazer muita informação de forma simples e objetiva.
Vejam  uma pequena amostra da atividade:

--------------------------------------------------------------------------------------------------




--------------------------------------------------------------------------------------------------



-------------------------------------------------------------------------------------------------




-------------------------------------------------------------------------------------------------






sábado, 18 de maio de 2013

Projeto "Cartas"


Partindo da realidade linguística trabalhada com alunos  dos 7ºs anos A e B, do Ensino Fundamental II, a respeito das modalidades da língua, nós, professoras de língua portuguesa, Adriana Willers e Elaine Matos, observamos a necessidade de um projeto que resgatasse a afetividade gerada por meio das cartas, mas que também  evidenciasse a importância do e-mail em mundo globalizado e tecnológico.
O objetivo do projeto foi mostrar ao aluno que existe a necessidade de adequação da linguagem em cartas e e-mails de acordo com o universo da pessoa para quem se está escrevendo, ou seja, que há a necessidade de se buscar o vocabulário adequado e, consequentemente, um maior domínio da linguagem a fim de  que a mensagem chegue de forma clara e objetiva ao destinatário.
Assim, a escolha do tema veio dessa necessidade e do fato de tanto a carta quanto o e-mail representarem situações comunicativas que exigem  usos específicos de linguagem.
Os alunos fizeram suas produções e confeccionaram os envelopes a partir de sulfite A4, o resultado foi inúmeras cartas para amigos, familiares e personalidades.
Vejam: