A atividade foi desenvolvida na “Oficina de Escrita”,
durante as aulas de Língua Portuguesa, com os alunos dos 8ºs anos
A e C, com a minha orientação.
Primeiramente, explorou-se o texto biográfico
utilizando diversos gêneros textuais que caracterizam esse domínio discursivo.
Os alunos foram conduzidos a refletir acerca da
função social desses textos e a apreender recursos linguísticos necessários às
suas produções.
Realizada a familiarização, com os vários gêneros
textuais que podem ser explorados para a elaboração de uma biografia, os alunos
foram estimulados a produzirem uma biografia, da qual teria que fazer parte um infográfico, de uma personalidade ou
de uma pessoa que admiram (pai, mãe, avó, avô, etc.)
A escolha do infográfico foi intencional, visto que
o gênero textual possibilita o uso de variados recursos multimodais como: imagens, gráficos e ilustrações, o que torna a
descrição do percurso de vida da personalidade-alvo muito mais precisa e
agradável aos olhos de quem lê.
Sabe-se que o gênero textual infográfico enxuga o volume do texto, tornando assim a comunicação mais funcional.
Essa foi a ideia, trazer muita informação de forma simples e objetiva.
Sabe-se que o gênero textual infográfico enxuga o volume do texto, tornando assim a comunicação mais funcional.
Essa foi a ideia, trazer muita informação de forma simples e objetiva.
Vejam uma pequena amostra da atividade:
--------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------